“Tons da Primavera” de Viseu arranca amanhã, pelas 18 horas

Abertura tem lugar esta quinta-feira, no Mercado 2 de Maio, com a presença de operadores vínicos e gastronómicos, e dos artistas convidados do festival de street art

É já amanhã, quinta-feira, 19 de maio, que arranca o primeiro evento enoturístico do ano, em Viseu. O “Tons da Primavera” estreia-se com um brinde ao Dão e abre as portas da praça nobre da cidade, o Mercado 2 de Maio, pelas 18 horas.

O momento contará com a presença dos  artistas convidados do Festival de Street Art de Viseu, parte dos quais iniciaram já a execução das telas a céu aberto no coração da cidade, em prédios de habitação, bairros sociais, na Universidade Católica e em alguns equipamentos municipais, assim como em duas cubas vínicas de Viseu e Nelas.

Até domingo, o Mercado 2 de Maio será o ‘meeting point’ do “Tons da Primavera”. O ‘street food’ toma conta do piso superior do Mercado enquanto na “Entre Aduelas” se apresentam à prova as novidades e os néctares vínicos do Dão de cerca de mais de 20 produtores. Também um novo restaurante residente estará em permanência na praça. No dia de abertura, atuam no palco do Mercado as bandas “Trio Cademira” e “TWO Mirrors”.

Entretanto, o Festival de Street Art avança já no terreno. Diversas paredes e espaços da cidade começam a ganhar nova cor com as intervenções em curso de BASIK, Aka Corleone, Kruella D’Enfer, The Caver, Mário Belém e Gonçalo Mar, entre outros.

Até domingo, Viseu é centro de arte urbana, que ‘invade’ a cidade vinhateira. Intervenções e artistas poderão ser acompanhados de perto em bicicletas e trikkes, que estarão à disposição no Mercado 2 de Maio. Agendadas estão também conversas com os artistas convidados neste palco principal do “Tons da Primavera”, sexta e sábado, pelas 17 horas.

Destaque ainda para o concerto dos portugueses “BEST YOUTH” no sábado, 21 de maio, pelas 22 horas, no Largo Pintor Gata.

O BiG é o patrocinador principal do evento, dando continuidade à sua aposta em associar-se à agenda de eventos enoturísticos de Viseu. O “Tons da Primavera” tem ainda como parceiros institucionais a Comissão Vitivinícola Regional do Dão (CVR Dão) e o Museu Nacional Grão Vasco. Dão também o seu apoio à programação a EDP Distribuição (com o concerto dos BEST YOUTH), a Galp Energia e a Litocar.