Viseu iniciou comemoração do Centenário dos Paços do Concelho com “Festa do 2 de Maio”

Encenação histórica e portas abertas em noite especial juntou ontem centenas de viseenses

A “Festa do 2 de Maio” vestiu ontem o Rossio e o Mercado 2 de Maio a rigor, num cenário de homenagem aos 100 anos dos Paços do Concelho. Os sinos do relógio da Câmara voltaram a tocar, 25 anos depois, para dar início a esta comemoração e a Guarda de Honra dos Bombeiros Municipais e a Banda Filarmónica de Ribafeita deram corpo ao cenário de passadeira vermelha.

O arranque da “Festa do 2 de Maio” foi marcado pela exibição de um filme sobre a evolução urbanística da cidade, seguida de uma encenação histórica realizada pela ZunZum, onde o antigo Presidente da Câmara de Viseu, Luís Ferreira, narrou o processo de construção dos Paços do Concelho, acompanhado de Camilo de Andrade, seu vice-presidente.

O atual Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, destacou “o forte simbolismo da efeméride e da abertura de portas do edifício municipal a toda a comunidade neste centenário”. Na sua intervenção, o autarca anunciou a apresentação “de um plano de obras municipais comemorativas do centenário”, assim como “o início de visitas guiadas aos Paços do Concelho já a partir deste mês de Maio e nos primeiros sábados de cada mês”.

No final, bombeiros e banda filarmónica conduziram todos os participantes até ao Mercado 2 de Maio, que apresenta durante os próximos dois meses uma iluminação especial em gambiarras no seu pórtico e torreões.

A banda “Carlos Peninha & Tocar o Chão” atuou na praça histórica de Viseu, que inicia este mês de Maio uma programação ininterrupta aos fins-de-semana, durante a Primavera.