100 famílias de Viseu já beneficiam do tarifário social de água

Município quer intensificar divulgação. Medida amiga das famílias numerosas e carenciadas entrou em vigor no verão passado

São já 100 as famílias de Viseu a beneficiar do tarifário social de água e saneamento, adotado este verão no âmbito do novo regulamento de preços das Águas de Viseu (Serviços Municipalizados de Águas e Saneamento).

A medida abrange famílias numerosas (com 5 ou mais elementos no seu agregado) e famílias carenciadas, assegurando isenções de tarifas e o preço da água ao escalão mais baixo até 25 metros cúbicos por mês, o que compara com o teto de 5 metros cúbicos do antigo tarifário. Para as famílias numerosas, os escalões de consumo em três metros cúbicos.

“Este é um instrumento de inclusão e solidariedade para famílias carenciadas, mas também de estímulo à natalidade, discriminado positivamente os agregados mais numerosos”, refere o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques.

O Município de Viseu pretende intensificar a divulgação da medida, considerando que o universo de famílias beneficiárias poderá ser significativamente superior.

Os pedidos de acesso ao tarifário social podem ser realizados no balcão das Águas de Viseu ou por email, com a cópia dos documentos de identificação e declaração e nota de liquidação do IRS.