Município prepara receção aos novos 1200 estudantes em Viseu

Estudantes foram desafiados a aderir ao “VISEU ACONCHEGA”

A Federação Académica de Viseu (FAV) apresentou esta tarde o “VISEU ACOLHE - Receção ao Caloiro 2015” e o Município de Viseu associa-se ativamente à iniciativa. Nesse âmbito, reeditará o evento de boas-vindas aos novos estudantes, promovendo a inclusão dos novos habitantes e a adoção de comportamentos amigos da cidade.

São pelo menos 1200 novos estudantes que as várias instituições de ensino superior do concelho recebem este ano. Para o presidente da Câmara Municipal, Almeida Henriques, fazer de Viseu ‘a melhor cidade para estudar’ “implica uma atitude da cidade na receção e no acolhimento dos seus estudantes e também uma atitude dos estudantes face à cidade”. Na apresentação pública, Almeida Henriques anunciou que o Município continua empenhado em implementar o ‘Viseu Aconchega’, numa edição experimental. Esta é uma medida de estímulo ao alojamento de estudantes do ensino superior na cidade, em habitações de munícipes seniores, fomentando a relação intergeracional. Os estudantes foram desafiados a aderir e a FAV manifestou a disponibilidade de mobilizar candidaturas. As intenções de adesão podem ser efetuadas através do site do Município, em  www.cm-viseu.pt , ou das associações académicas de Viseu.

Almeida Henriques garantiu ainda que o Município irá ceder um espaço para sede e local de trabalho da FAV, na “Casa das Associações” a criar na antiga sede da Freguesia de Santa Maria. “É uma ambição antiga e uma necessidade muito persistente. A Federação vai deixar de ter de andar com a casa às costas”, assegurou o Presidente da Câmara.

O cartaz apresentado pela FAV para o “VISEU ACOLHE - Receção ao Caloiro 2015”, de 23 a 27 de outubro, inclui, além das atividades académicas como a latada, concertos de Blasted Mechanism, Carlão, Nija Kore, Diego Miranda, entre outros. .