Município de Viseu lança novo concurso para apoio à cultura com 500 mil euros

Candidaturas podem ser apresentadas até 5 de novembro. Criada linha especial para “projetos emergentes”

A Câmara Municipal de Viseu lança hoje, 5 de outubro, o segundo concurso “VISEU TERCEIRO”, destinado a apoiar projetos e realizações culturais e de criatividade, que tenham lugar no ano de 2016.

O concurso disponibiliza meio milhão de euros (500 mil Euros) e as candidaturas decorrem até 5 de novembro. Face à edição anterior, o orçamento cresce 25%, ou seja, 100 mil euros.

Para o Presidente da Câmara, Almeida Henriques, “o apoio à criação e à programação cultural em Viseu é de palavra, mas é também de prática. O Município será persistente na sua aposta em desenvolver Viseu como polo cultural no país. Esta metodologia é inovadora e transparente.”

Outra das novidades do concurso reside no facto de ser criada uma linha especial para novos projetos: da dotação global do concurso, 200 mil Euros serão destinados a “projetos emergentes” e 300 mil a “projetos consolidados”. O montante financeiro máximo a conceder por candidatura é de 125 mil Euros.

O concurso define como domínios prioritários o conhecimento e divulgação do património material e imaterial; a dança, o som e o teatro de rua; grandes eventos ou festivais com potencial de impacto nacional e internacional e atração de visitantes; a inclusão social e a formação de novos públicos. O financiamento atribuído corresponderá a um máximo de 80 por cento do investimento global de cada projeto.

Todas as informações sobre o processo de candidatura, incluindo as normas de participação, estão disponíveis no website da Câmara Municipal de Viseu, aqui.