Saltar para o conteúdo principal

No Dia Mundial do Teatro, Viseu celebra o emblemático Ruy de Carvalho, com exposição fotográfica na Casa da Ribeira

22-03-2024Cultura
No Dia Mundial do Teatro, Viseu celebra o emblemático Ruy de Carvalho, com exposição fotográfica na Casa da Ribeira
"Retratos Contados de Ruy de Carvalho”, com curadoria de Nélson Mateus, abre o álbum de memórias do ator português, com 82 anos de carreira. Exposição inaugura no dia 27, pelas 18H30, e conta com a presença do homenageado 

A Casa da Ribeira acolhe, na próxima quarta-feira, dia 27 de março, Dia Mundial do Teatro, a inauguração da exposição "Retratos Contados de Ruy de Carvalho”, uma mostra fotográfica com a curadoria de Nélson Mateus. 

A exposição homenageia o ator português Ruy de Carvalho que, com 97 anos, é o mais velho no ativo, somando já 82 anos de uma carreira nos grandes palcos e cenários deste país. A mostra exibe alguns dos momentos mais emblemáticos do percurso do homenageado, em espetáculos realizados no Teatro D. Maria II e noutros teatros, dando ao conhecer ao público as múltiplas personagens, facetas e "vidas” que tão bem interpretou e representou. Memórias da sua vida pessoal terão também lugar neste espólio. 

Formado pelo Conservatório Nacional, Ruy de Carvalho atuou pela primeira vez no Teatro Nacional D. Maria II, em 1947, integrado na Companhia Rey Colaço-Robles Monteiro. Mais tarde, na reabertura do teatro, em 1978, entrou para o elenco residente, onde permaneceu até 2000. Ao longo das oito décadas que compõem o seu percurso, pisou o palco do D. Maria II em cerca de 50 produções.

A inauguração está agendada para as 18H30, seguindo-se uma visita guiada pelo curador e uma tertúlia com o ator, que brindará os viseenses e visitantes com a sua presença, testemunho e história de vida

Esta iniciativa integra o projeto Retratos Contados, que surgiu da vontade de Nélson Mateus em abordar o papel fulcral dos avós na vida dos netos e dos netos na vida dos avós, promovendo esta bonita, urgente e necessária dinâmica intergeracional, ao mesmo tempo que se trazem à tona importantes questões como o envelhecimento, a solidão e abandono dos mais velhos. A exposição de Ruy de Carvalho é apenas uma das várias  iniciativas deste projeto e tem assumido um caráter itinerante, tendo já sido exibida noutras cidades do país. 

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi