VISEU CULTURA lança novos concursos para apoio a projetos independentes em 2021

Candidaturas decorrem até 8 de novembro. Município disponibiliza orçamento com 800 mil euros de financiamento direto

O Município de Viseu lançou esta quarta-feira, 7 de Outubro, os concursos de apoio a projetos culturais e artísticos independentes, ao abrigo do programa VISEU CULTURA.

Criado em 2017 para estruturar os apoios municipais à cultura independente e fomentar o ecossistema artístico e criativo local, este instrumento organiza-se em quatro linhas: “Programar” (vocacionada para apoio a festivais e eventos), com 450 mil Euros de orçamento; “Animar” (orientada para iniciativas de animação cultural de sítios de interesse patrimonial), com 150 mil euros; “Criar” (com a finalidade de apoio criações artísticas não integradas em eventos), com 100 mil euros; e “Revitalizar” (destinada a projetos de rejuvenescimento e revitalização de manifestações da cultura tradicional e popular local), com 100 mil euros.

“O Município de Viseu mantém assim a regularidade e a estabilidade do seu sistema de apoios à cultura local, permitindo a organização do próprio setor artístico e criativo, o fomento à atividade independente e a definição da agenda anual de eventos a tempo do próximo ano”, referiu o Presidente da Câmara, António Almeida Henriques.

O edil avançou que “este modelo de financiamento garante não só a estabilidade do setor e da agenda cultural, como transparência e universalidade no acesso e a fixação de talentos artísticos e competências de produção cultural”.

As candidaturas decorrem até 8 de Novembro, seguindo-se posteriormente o trabalho do júri, presidido pelo Vereador da Cultura, Jorge Sobrado, e constituído por personalidades nacionais independentes, de vários quadrantes da Cultura, como Ana Carvalho (ex-subdiretora Geral das Artes), Agostinho Ribeiro (ex-diretor do MNGV e do Museu de Lamego), Ana Isabel Strindberg (Diretora da Portugal Films e programadora do Indie e Doc Lisboa), Carlos Pimenta (encenador, ator e programador).

No total, ao abrigo do programa VISEU CULTURA, foram aprovados e financiados nos últimos três anos – 2018, 2019 e 2020 – 134 projetos, com apoios financeiros diretos de 2,4 milhões de euros, acrescidos de 575 mil euros de apoios indiretos, devendo somar-se ainda os cerca de 1,2 milhões de euros atribuídos para a programação e funcionamento do Teatro Viriato. Ou seja, no total, mais de 4 milhões de euros.

De acordo com o Presidente da Câmara, “esta política robusta tem sido um contributo fundamental para radicar em Viseu um ecossistema artístico e criativo, gerar emprego qualificado no setor cultural, construir uma agenda diferenciada e contínua ao longo do ano, convertendo Viseu num dos polos culturais mais relevantes e dinâmicos do país.”

O Vereador da Cultura, Jorge Sobrado, sublinhou que, para 2021, “serão valorizados projetos de criação artística que se enquadrem no tema anual ‘Viseu, Cidade-Jardim’, a primeira assinatura de promoção cultural e turística da cidade, dos anos 30 do século passado, da responsabilidade do Capitão Almeida Moreira”.

“A temática destina-se a explorar os binómios concetuais Cultura/Natureza, Homem/Ambiente, Cidade/Campo e definirá a agenda de programação cultural do Município, assim como a sua estratégia de promoção turística e marketing territorial”, explicou.

No balanço à execução do programa municipal, o Presidente da Câmara sublinhou que “não por acaso, Viseu alcança em 2018, segundo os dados recentemente disponibilizados pelo INE, o 2º lugar no indicador de públicos em espetáculos ao vivo por mil habitantes e o 4º lugar do número absoluto de espetadores, seguido por Braga, Lisboa e Porto”.

Por sua vez, Jorge Sobrado reforçou que, “atualmente, os projetos financiados pelo programa VISEU CULTURA representam, anualmente, mais de 50 por cento dos espetáculos ao vivo no concelho, sendo responsáveis por um novo pulmão de criação artística. Nestes três anos, foram realizadas mais de 100 criações artísticas, nos diferentes domínios disciplinares.”

Objetivos do programa municipal VISEU CULTURA 2018/2021

Objetivos estratégicos

a) Estruturar e consolidar a política municipal de apoio à criação, programação e revitalização cultural e à formação de públicos, contribuindo para a sustentabilidade e profissionalização do ecossistema artístico e cultural;

b) Promover a acessibilidade de novos projetos culturais, artísticos e criativos independentes ao sistema municipal de apoio;

c) Abranger diferentes formas e manifestações de expressão cultural, designadamente de raiz popular e tradicional, promovendo a cultura de projeto e orientação para resultados;

d) Fomentar a animação de sítios de interesse patrimonial do concelho.

Objetivos específicos:

a) Garantir a diversificação, a estabilidade e a robustez do financiamento local à produção cultural e à agenda municipal de eventos, simplificando o seu acesso;

b) Atender a novas realidades e necessidades do ecossistema cultural e criativo local;

c) Apoiar a revitalização e o rejuvenescimento da cultura tradicional de raiz popular local, nomeadamente do Folclore;

d) Fomentar a animação e atratividade de espaços patrimoniais, designadamente na Mata do Fontelo, Cava de Viriato e Monte de Santa Luzia.

Indicadores de Gestão e Realização

VISEU CULTURA 2018 - 2019 – 2020

Número de Projetos Aprovados

Financiamento Aprovado