Acolhimento da 3ª etapa da Volta a Portugal em Bicicleta motiva condicionamentos ao trânsito em Viseu

Chegada do pelotão acontece na Avenida da Europa. A presença de público no local não será permitida, de acordo com o plano de segurança da prova

Na próxima quarta-feira, dia 30 de setembro, a cidade de Viseu acolhe a 3ª etapa da Volta a Portugal em Bicicleta. Este ano, e face ao contexto da pandemia COVID-19, num formato diferente, mais reduzido no número de equipas e de dias de prova, e sem público.

Neste dia, a chegada do pelotão deverá acontecer ao final da tarde, pelas 17 horas, com entrada pela Estrada Nacional 2, em Póvoa de Calde. Passarão pelas localidades de Bigas, Quintãs, Lageosa, Folgosa/Aeródromo, Moure de Carvalhal, seguindo a Avenida Cidade de Salamanca e o Túnel de Viriato. A Avenida da Europa será, como habitual, o local eleito como meta desta etapa, sendo que a chegada do primeiro ciclista está prevista para cerca das 17H30.

Considerando a realização desta prova, será necessário interditar a circulação automóvel no dia 30, entre as 8 e as 21 horas, na Avenida da Europa, no sentido ascendente. Por outro lado, a circulação mantém-se no sentido descente, entre a rotunda de Abraveses e a rotunda Prof. Alfredo Miguel (rotunda da Provir), e entre a Avenida Prof. Dr. Júlio Fragata e a rotunda da Fonte Cibernética. A GNR e a PSP farão o acompanhamento da prova ao longo do percurso, sendo que os cortes de trânsito serão sempre efetuados poucos minutos antes da passagem dos ciclistas e abertos imediatamente após a passagem do carro-vassoura.

Na véspera, terça-feira, dia 29, a Polícia Municipal de Viseu iniciará a reserva dos lugares de estacionamento ao longo da Avenida, com vista a garantir a concretização das montagens de todas as estruturas afetas à prova.

Esta edição especial da Volta a Portugal em Bicicleta foi organizada tendo por base todo um rigoroso plano sanitário e de segurança, considerando as normas estipuladas pela Direção-Geral de Saúde, a qual o aprovou.

Conforme referido, a presença de público no local de chegada não será permitida, pelo que apelamos a todos os viseenses e amantes da modalidade que não se desloquem para o local, evitando desta forma aglomerados de pessoas. O mesmo cuidado deve ser adotado para os locais ao longo do percurso.

Em alternativa, e por forma a garantir a segurança e o cumprimento de todas as regras, sugerimos que todos possam acompanhar a prova a partir das suas casas, uma vez que a RTP fará a cobertura e transmissão de toda a etapa.

Consulte abaixo:

» Mapa de interdições na Avenida da Europa 

» Mapa do percurso, em Viseu