Museu do Quartzo organiza oficina familiar de observação noturna de astros 

Atividade organizada em parceria com a “OFIUCO: Associação de Divulgação da Astronomia” esgotou em 3 dias 

Na próxima sexta-feira, 31 de julho, o Museu do Quartzo – Centro de Interpretação Prof. Galopim de Carvalho proporciona a atividade “Conheces o céu de Viseu?”, destinada a famílias, onde os participantes vão experienciar a observação astronómica com apoio de instrumentos profissionais.

Organizada em parceria com a “OFIUCO: Associação de Divulgação da Astronomia”, a atividade esgotou as vagas disponíveis em apenas 3 dias.

Face ao interesse demonstrado pelos visitantes, o Museu organizou uma segunda sessão, para sábado, que também já se encontra esgotada, com a lista de interessados em espera.

Para o Vereador da Cultura do Município de Viseu, Jorge Sobrado, “esta iniciativa é um dos passos que o Museu do Quartzo dá em direção à sua vocação de «centro de ciência», este ano. Por outro lado, todos os Museus Municipais continuam a organizar oficinas didáticas, destinadas às famílias e crianças, atentando a todas as normas de higiene e segurança face ao COVID-19.

” Segundo a OFIUCO, nesta atividade "proceder-se-á, em primeiro lugar, à visualização e descrição das constelações visíveis no céu, seguida da observação do cometa Neowise, da Lua, de Saturno e de Júpiter, e de alguns objetos do céu profundo (com exemplos de enxames abertos e globulares, galáxias, estrelas múltiplas e variáveis, nebulosas difusas e planetárias), com o apoio de binóculos e de um telescópio refrator".

Face à elevada quantidade de interessados nesta oficina, o Município assume, ainda, o compromisso da organização, em breve, de novas sessões com o mesmo tema.

Todas as novidades dos Museus Municipais estão disponíveis para consulta nas redes sociais “Museus de Viseu”.