MUV PARK dota cidade de Viseu de estacionamento centralizado de nova geração

Sistema de inteligência urbana inovador permitirá pré-marcar mais de 1600 lugares de estacionamento em zona regulada

O Município de Viseu está a apostar decisivamente na intermodalidade e na redução do tráfego automóvel, em particular no centro urbano. É com esse objetivo que nasce o MUV PARK, a dimensão relacionada com o estacionamento do projeto de Mobilidade Urbana de Viseu. A grande inovação será a inteligência urbana associada ao novo modelo. Com o MUV Na Palma Da Mão, uma nova APP para smartphone, será possível saber os lugares de estacionamento disponíveis na cidade e pré-marcar esses mesmos lugares. 

Com o MUV PARK, Viseu passará a dispor de mais de 1600 lugares de estacionamento, entre parques de estacionamento subterrâneos, de superfície e em zona regulada na via pública. A nova APP, que está neste momento em fase de testes, permitirá varias operações, como a pesquisa simples de parques, identificação do trajeto, contactos e outras informações. Os utilizadores poderão ainda aceder a informação sobre a zona de estacionamento de duração limitada, designadamente a capacidade e disponibilidade de lugares de estacionamento em cada momento em tempo real, e pagamento do estacionamento.

Para além da APP MUV Na Palma Da Mão, os viseenses passarão a contar com painéis informativos espalhados pela cidade com informação sobre os lugares disponíveis. O Contrato de Concessão prevê ainda postos de carregamento elétrico no Parque de Santa Cristina – que disponibilizará serviço de Wifi gratuito – e no futuro parque de estacionamento junto do Funicular.

O Contrato de Concessão, assinado com a Semovepark, entrou em vigor no dia 9 de julho e engloba a conceção, construção, gestão, exploração, manutenção e fiscalização dos atuais e futuros parques de estacionamento, bem como dos lugares estacionamento pagos na via pública (ZEDL) na cidade de Viseu. Recorde-se que, a juntar aos três já em funcionamento, serão construídos os parques de estacionamento de Logradouro, Funicular e Capitão Silva Pereira.