Município de Viseu dá luz verde a 24 projetos do programa VISEU CULTURA, com um financiamento de 550 mil euros 

Executivo Municipal aprovou 11 projetos na linha “Programar”. Foram ainda considerados elegíveis para financiamento 13 projetos da linha “Criar”, agora em fase de audiência prévia

A Câmara Municipal de Viseu aprovou esta quinta-feira, 6 de fevereiro, a lista final de projetos a financiar pelo programa VISEU CULTURA em 2020, no âmbito da linha “Programar”, orientada para o apoio a festivais e eventos culturais, conforme proposta formulada pelo júri do concurso.

A linha “Programar” contempla o financiamento de 11 projetos a realizar em 2020, num valor de 450 mil euros, acrescido de um apoio não financeiro até mais 25% (na ordem dos 550 mil euros).

Dessa lista fazem parte projetos já apoiados em edições anteriores como o VISTA CURTA e o Shortcutz Viseu (ambos na área do Cinema), o Festival Internacional de Música da Primavera, o “Outono Quente”, o Festival de Jazz de Viseu, o Jardins Efémeros, o VISEU RURAL 2.0 e o “Passeios pela Literatura”.

Inéditos são os projetos de criação teatral “Diálogos” da Associação NICHO, dirigida por Graeme Pullyen, que propõe uma valorização do património oral de freguesias de Viseu no desenvolvimento de novas dramaturgias; o Festival Internacional de Dança Jovem “Lugar Futura”, preconizado pela Escola de Dança Lugar Presente e a direção artística de Leonor Keil; e o espetáculo descentralizado “O Último Julgamento” do Teatro de Montemuro.

Ainda em relação ao VISEU CULTURA, a Câmara Municipal deliberou aprovar o “projeto de decisão” dos projetos a financiar na linha “Criar”, com uma dotação orçamental de 100 mil euros, com vista ao estímulo à criação artística, conforme proposta apresentada pelo júri.

Ao todo, foram recebidas nesta linha 32 candidaturas, das quais 13 são consideradas para aprovação, tendo alcançado pontuação superior a 75 p.p.. Ganham destaque nesta lista, que será agora sujeita a audiência prévia dos concorrentes, projetos na área da fotografia e cinema.