Viseu assegura transportes públicos e estacionamento automóvel na Passagem de Ano


Funicular (até às 03h00 da madrugada) e shuttle elétrico (até às 05h00) garantem alternativas à circulação automóvel. Cortes de trânsito a partir das 19h00 do dia 31

A última noite do ano celebra-se em Viseu, a partir das 20h00, no Campo de Viriato, com uma programação festiva e gratuita para todos os viseenses, visitantes e turistas, promovida pela VISEU MARCA.

A abrir a noite estará a banda viseense HI-FI, pelas 20h00, acompanhada no recinto pelo grupo Tribal, a partir das 21h00, que trará a magia do malabarismo e fogo a todos os quantos já aqui se reúnem para uma noite de convívio. De seguida, em palco, pelas 22h30, atuam os primeiros cabeças de cartaz – os HMB.

Com as 12 badaladas chega o tão aguardado espetáculo pirotécnico, de cerca de 15 minutos, cuja banda sonora dará já o mote para o ano que se avizinha: o cinema e a fotografia.  A agenda prossegue com a atuação do rapper Plutonio, pelas 00h15, terminando com o grupo de DJ’s Kiss Kiss Bang Bang, pela 01h30.

Tendo em vista a segurança do recinto e o bem-estar de todos os que se deslocam ao Campo de Viriato para celebrar o Réveillon, o Município tem preparado um plano especial de transportes públicos gratuitos, de condicionamento do trânsito e de estacionamento automóvel.

Desta forma, a circulação automóvel será limitada nas principais vias de acesso ao Campo de Viriato entre as 19h00 do dia 31 de dezembro, terça-feira, e as 05h00 do dia 1 de janeiro, quarta-feira. Os cortes serão aplicados na Avenida da Bélgica, a partir do cruzamento junto aos semáforos; na ligação entre a Avenida Capitão Homem Ribeiro e a Rua Ponte de Pau; no entroncamento da Avenida Emídio Navarro com a Rua Major Monteiro Leite; na rotunda do Coval; e no entroncamento da Rua Dom José da Cruz Moreira Pinto com a Rua Ponte de Pau. 

Neste dia, pelas 8h00 da manhã, o trânsito automóvel será ainda proibido na Avenida Emídio Navarro, no troço que atravessa o Campo de Viriato, para as respetivas montagens de um dos palcos, sendo a abertura da avenida realizada no dia seguinte (dia 1), pelas 13h00.

Tendo em vista reduzir a utilização do automóvel particular, há boas opções a ter em conta.

O shuttle elétrico, que faz a linha “Violeta” do MUV, circula no seu horário e percurso habitual até às 19h30. A partir desta hora, alargará o seu horário até às 05h00, ligando diversas zonas da cidade, o Campo de Viriato e parques de estacionamento. O percurso contempla as seguintes artérias (por esta ordem): Central de Transportes; Avenida António José de Almeida; Rossio; Avenida 25 de Abril; Rua Gaspar Barreiros; Rua D, António Alves Martins; Largo de Santa Cristina; Rua Alexandre Lobo; Rua do Comércio; Praça D. Duarte; Sé de Viseu; Largo da Misericórdia; Largo Pintor Gata; Largo Major Teles; Rossio; Avenida António José de Almeida; Rotunda Cibernética; Rotunda do Campo de Viriato; Rotunda Cibernética; Central de Transportes.

O Funicular estará em funcionamento até às 03h00 da madrugada do dia 1 de janeiro, fazendo a ligação precisamente entre o Centro Histórico e o Campo de Viriato.

Para estacionamento automóvel são várias as alternativas gratuitas disponíveis. A zona em frente ao Pavilhão Multiusos será um dos pontos colocados à disposição dos visitantes. O parque interior do Pavilhão oferecerá apenas a possibilidade de estacionamento a pessoas com mobilidade reduzida, bastando apresentar o dístico junto do segurança, na entrada.

A par deste espaço, há outras zonas igualmente próximas ao recinto, de estacionamento gratuito, nomeadamente o recinto da Feira Semanal, o parque da rotunda cibernética e as Avenidas da Europa e Cidade de Salamanca, que se encontram a uma distância de 5 a 20 minutos a pé do local. Alerta-se para o facto de o estacionamento do Fórum Viseu encerrar, neste dia, pelas 19h00.

Neste dia, e para os devidos efeitos, a organização disponibiliza ainda o nº SOS – 962 550 000 -, que poderá ser utilizado no caso de pessoas com necessidade de assistência de primeiros socorros, no caso de alguém se perder no recinto, ou outros cenários de emergência.

O posto de coordenação do dispositivo de segurança estará em funcionamento e acessível ao público no Bairro da Restauração do recinto, numa das estruturas com frente para a avenida central.

Consulte AQUI o mapa do recinto, os cortes de trânsito, os locais de estacionamento e o percurso do shuttle.