Parque Urbano de Santiago foi hoje palco de caminhada pela atividade física

Depois de ter sido adiada por questões climatéricas adversas, teve hoje lugar, no Parque Urbano de Santiago, pelas 8 horas, uma caminhada pela atividade física, que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Almeida Henriques, e da Vereadora do Desporto, Cristina Brasete. Sob o desígnio que este ano motiva as atividades do Viseu Ativo: “Todos os minutos contam”, foram vários os viseenses que iniciaram a manhã de forma ativa, caminhando em prol de uma sociedade menos sedentária.

Numa altura em que a Organização Mundial de Saúde identifica o sedentarismo como o quarto principal fator de risco para a mortalidade em todo o mundo, o Presidente do Município de Viseu lembra que na “Melhor Cidade para Viver”, a atividade desportiva está ao alcance de todos. “Seja num Parque Gerações Ativas, ou num passeio na Ecopista, há sempre um equipamento próximo que permite a prática desportiva. Estamos muito empenhados em fazer da atividade física um hábito na vida de todos os viseenses.”

Esta atividade estava enquadrada na Semana da Atividade Física, decorrida no início de maio, que mostrou como é possível incluir o exercício no dia-a-dia, aproveitando os equipamentos municipais e beneficiando das melhorias que o exercício traz à saúde de quem o pratica. A semana começou com a distribuição de pedómetros por todos os participantes da Atividade Sénior e contou com várias aulas abertas e caminhadas, mas acima de tudo envolveu a comunidade escolar, médica e científica na promoção da mudança de hábitos da comunidade.