Viseu apresentou o seu primeiro transporte público elétrico não tripulado

Até amanhã, Município marca presença na Portugal Smart Cities Summit, em Lisboa, com soluções tecnológicas “made in” Viseu 

Arrancou ontem, dia 11 de abril, a Portugal Smart Cities Summit, no Centro de Congressos de Lisboa. Ao longo de três dias, serão partilhados os melhores exemplos e as mais recentes inovações na área de inteligência urbana, no maior evento nacional de transferência de conhecimento. 

O Presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, que lidera a Secção das Smart Cities da Associação Nacional de Municípios Portugueses, tem sido uma voz ativa e motor de mudança no movimento pela descentralização do conhecimento e da inovação e, na qualidade de Presidente do Conselho Estratégico do Portugal Smart Cities Summit, acompanhou a abertura da feira com o Presidente da AIP, Jorge Rocha de Matos, o CEO da Altice Portugal, Alexandre Fonseca, e o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina. 

No arranque do evento, destacou-se a apresentação do primeiro transporte público elétrico não tripulado de Portugal – o “Viriato” - trazido para Viseu pelas mãos da TULAlabs. Um transporte público não poluente, autónomo, silencioso e disponível em permanência, que além dos benefícios para o ambiente, vai permitir a redução de custos para o município, substituindo o atual funicular.  

A par do calendário das conferências - que gravitam em torno dos vários temas das Smart Cities como governação, mobilidade, qualidade de vida para todos, eficiência energética e ambiental, economia e inovação –, existe uma mostra tecnológica onde Viseu está representado com um stand próprio, que conjuga os seus 2500 anos de história com os projetos inovadores desenvolvidos no concelho. 

Almeida Henriques encara a inovação como o meio que “permite melhorar a eficácia e a gestão de uma cidade. A utilização da tecnologia em prol dos cidadãos melhora não só a qualidade de vida dos munícipes, como a própria democracia”. 

No espaço dedicado à cidade-jardim, os visitantes poderão interagir com algumas das inovações que os viseenses têm já à sua disposição no dia-a-dia. 

Com o selo “made in Viseu”, a TOMI World terá o interface que mudou já a forma como os turistas interagem com as cidades, o TOMI. Lado a lado, os visitantes poderão perceber como funciona a V!KE ou o Viseu 360, plataformas de ADN viseense. 

Na cidade simulada no Centro de Congressos de Lisboa, a Libertrium mostra a aplicação mais utilizada em Portugal por Orçamentos Participativos, nascida e criada em Viseu, que agora alargou a todo o país a tecnologia ao serviço da participação cívica. 

Em Viseu, a ideia de Smart Cities está a ser potenciada tornando-se a cidade um living lab. Exemplos disso são as soluções inovadoras para o tratamento de água da AIGA Concept, criadas à medida dos clientes e com otimização dos processos e redução dos custos. Na área do ambiente, a cidade-jardim tem sabido aproveitar a ponte com a inteligência urbana, preservando o espaço e garantido o seu melhor aproveitamento, como demonstrará no local a MONITAR Sense. 

“Estas dinâmicas de inovação e o ambiente que se vai criando à volta destes hubs tornam as cidades mais competitivas. E permite às cidades do interior ganhar competitividade e atratividade para pessoas e empresas. Em Viseu, este caso é paradigmático. Chegaram 24 novos investimentos, que no seu conjunto representam mais de 137 milhões de euros e significam a criação de 1700 novos postos de trabalho. Mas acima de tudo melhorámos a qualidade de vida e isso repercute-se na felicidade dos nossos concidadãos.” 

Várias empresas tecnológicas têm vindo a fixar-se em Viseu, a inovar e a criar valor a partir dos jovens qualificados que recrutam na região. Biz Direct, Compta, Altice Labs, Critical Software ou a IBM escolheram Viseu para desenvolver as suas operações em Portugal.  A IBM, numa parceria com a Compta, estará presente no Stand de Viseu para mostrar como estão a desenvolver aplicações que facilitam a gestão dos municípios nesta era das cidades inteligentes.