Casa da Ribeira inaugura amanhã exposição dedicada aos ‘lenços de cabeça’ femininos

Museu Municipal marca o arranque do programa de iniciativas associado à promoção e valorização do folclore

“O Lenço na Cultura Tradicional” é a nova exposição da Casa da Ribeira, que inaugura esta sexta-feira, dia 9 de fevereiro, pelas 16 horas.

No ano em que Viseu se declara “Cidade Europeia do Folclore”, o museu municipal lança a primeira grande exposição do programa anual associado ao folclore, dedicada aos usos sociais, representações e “modas” dos lenços de cabeça femininos. Esta é uma exposição que decorre em parceria com o Museu Etnográfico de Silgueiros.

No ato público de inauguração marcam presença o Presidente da Câmara Municipal, Almeida Henriques, e o Vereador da Cultura, Jorge Sobrado.

Os visitantes são convidados a explorar uma mostra com perto de 40 exemplares dos tradicionais lenços de cabeça - datados dos séculos XIX e XX -, um dos mais eminentes adereços femininos na cultura popular e desde sempre uma marca definidora da condição social da mulher.

Os usos sociais – no trabalho, na festa, na religião ou no protocolo de relacionamentos; a expressão da condição socioeconómica; os materiais, padrões e cores; são alguns dos aspetos versados na exposição, que estará patente até ao próximo dia 27 de maio de 2018.