Ópera chega às escolas básicas de Viseu na próxima semana

Sessões pedagógicas envolvem 1070 alunos do 1º ciclo e decorrem no âmbito do projeto “Ópera no Património” 

Os alunos do 1º ciclo de oito escolas básicas do concelho de Viseu vão participar das sessões pedagógicas do projeto “O.P.(us) – Ópera no Património”, na próxima semana, entre os dias 8 e 10 de janeiro. 

Depois do conjunto de espetáculos e concertos operáticos que tiveram lugar no passado mês de outubro, a iniciativa prossegue agora com a vertente pedagógica, junto da comunidade escolar. 

No total, 1070 alunos irão participar destas sessões culturais e de multimédia, dinamizadas por Paulo Lapa (tenor lírico português), e que visam sensibilizar e despertar o interesse dos mais pequenos para este género musical – a ópera – e a sua relação com outras áreas de expressão artística como a literatura, as artes plásticas ou o bailado. 

O projeto “O.P.(us) – Ópera no Património” visa a realização de um conjunto de eventos de cariz operático, associados ao património, à cultura e aos bens culturais, e resulta de uma candidatura ao Programa Operacional Regional do Centro. O projeto é partilhado pelos Municípios de Viseu, Batalha, Leiria, Pinhel, Vila Nova de Foz Côa e Coimbra e decorre até 2019, com um conjunto de ações artísticas, patrimoniais e pedagógicas que envolvem a comunidade.