Dia Mundial da Diabetes é assinalado em Viseu com ações de prevenção junto da comunidade

A obesidade infantil e as suas repercussões no desenvolvimento da diabetes são temas em foco

A comemoração do Dia Mundial da Diabetes, que se assinala hoje, dia 14 de novembro, dá o mote para um conjunto de ações de prevenção e sensibilização junto da comunidade de Viseu. As ações decorrem até ao próximo sábado, dia 18, em parceria com a Unidade Coordenadora Funcional da Diabetes de Dão Lafões, a Unidade de Cuidados na Comunidade Viseense – ACeS Dão Lafões e o Centro Hospitalar Tondela-Viseu.

A obesidade infantil e as suas repercussões no desenvolvimento da diabetes tipo 2 são este ano alvo de especial avaliação e debate, dando o mote a uma ação de formação no próximo sábado, dia 18 de novembro, no auditório do Centro Hospitalar Tondela-Viseu, com diversos profissionais e especialistas. A ação terá início pelas 9H30 e, apesar de gratuita, requer inscrição prévia até às 13 horas do dia 17, para o email saúEste endereçod e email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

A par desta temática, são desenvolvidas iniciativas focadas na comunidade jovem e sénior do concelho, com vista à promoção de hábitos de vida e alimentação saudáveis. Esta tarde, pelas 14 horas, a Unidade de Cuidados na Comunidade Viseense – ACeS Dão Lafões leva à Escola Básica do Campo uma aula saudável, onde dezenas de alunos participarão numa ação de sensibilização sobre a diabetes e a importância dos estilos de vida ativos. Também durante a tarde, no Pavilhão Cidade de Viseu, decorrerá o workshop “Somos aquilo que comemos”, com a participação de grupos de risco. Uma ação desenvolvida pelo Centro Hospitalar Tondela-Viseu, em colaboração com a equipa de coordenação do programa municipal “Atividade Sénior”.

Nos dias 16 e 17 de novembro, as iniciativas de sensibilização e prevenção concentram-se na sede da Junta de Freguesia de Viseu. Terão lugar palestras e ações de avaliação de risco de diabetes, em parceria com a Unidade de Cuidados na Comunidade Viseense – ACeS Dão Lafões, entre as 14 e as 17 horas (dia 16) e as 9 horas e as 12H30 (dia 17).

Ao longo da semana, e paralelamente às iniciativas em curso, a cidade associa-se ao desafio da Gulbenkian e diz “Não à diabetes” com ações de comunicação de rua, com vista a assinalar a data e sensibilizar a comunidade para os riscos inerentes à doença.

Conheça o programa completo aqui.