MUV, a Mobilidade Urbana de Viseu

A mobilidade do futuro está a nascer aqui, na “melhor cidade para viver”!

A Mobilidade Urbana de Viseu é o novo sistema de mobilidade no concelho de Viseu, estruturado pelo Município, e que será implementando a médio e longo prazo na nossa cidade. Este novo sistema ambiciona ser mais eficiente, articulado, económico e amigo do ambiente, criando condições base para a consolidação de Viseu como uma smart city, acessível e pensada para todos, sem exceções.

Para atingir estes objetivos, o MUV definiu cinco componentes e áreas de atuação:

A nova rede e concessão de transporte públicos, que se encontra em fase de concurso público internacional;

A nova rede de parques de estacionamento, com gestão integrada, que também será alvo de concurso público;

A nova “Central de Mobilidade de Viseu”, com um sistema de gestão integrado e inteligente;

O transporte “a pedido” para as freguesias de “baixa densidade” – .Côta, Calde, União de Freguesias de Barreiros e Cepões, Cavernães, Ribafeita e São Pedro de France

A nova rede urbana de ciclovias de Viseu, o
MUV BIKE

Melhorar a qualidade de vida e criar condições para um desenvolvimento económico e ambiental sustentável, através da implementação de meios e modos de transporte alternativos e “ecológicos”, com especial destaque para o uso dos transportes públicos e das bicicletas, são premissas subjacentes ao MUV e objetivos traçados que o Município quer alcançar.

Até 2025, o MUV ambiciona reduzir 5 mil toneladas de emissões de carbono para a atmosfera

E você, vai fazer parte desta ambição?