XI Edição da Assembleia Municipal Infantil realiza-se a 19 de fevereiro

O Solar dos Peixotos, sede da Assembleia Municipal de Viseu, acolhe a XI Edição da Assembleia Municipal Infantil, a realizar no próximo dia 19 de fevereiro, a partir das 9H30.

Os mini-deputados regressam novamente ao Solar dos Peixotos para mais um exercício democrático e cívico, no âmbito da sessão plenária anual, subordinada ao tema “O Património do Centro Histórico”. Nesta edição, para além dos alunos eleitos do 4º ano do Ensino Básico de cinco agrupamentos de escolas do concelho (Zona Urbana, Viso, Viseu Norte, Viseu Sul e Mundão) e dos Colégios Imaculada Conceição e Via Sacra, estarão presentes, pela primeira vez, alunos  do Jardim Escola João de Deus. 

A temática principal irá incidir e suscitar o debate e a discussão em torno das diversas efemérides que serão celebradas ao longo de 2016, nomeadamente os 500 anos da Sé Catedral de Viseu e da Santa Casa da Misericórdia, e os 100 anos do Museu Nacional Grão Vasco e do edifício dos Paços do Concelho.

No âmbito da preparação da Assembleia Municipal Infantil, foi promovido um concurso de elaboração de cartazes subordinado ao tema eleito, colocando à prova os conhecimentos e a criatividade dos alunos. Os trabalhos serão expostos no dia da sessão plenária e os vencedores anunciados.

A iniciativa da Assembleia Municipal Infantil realiza-se anualmente e tem como objetivo promover e fomentar a interação da Assembleia Municipal com a comunidade escolar. Visa especialmente desenvolver o interesse pelo exercício dos direitos e deveres de cidadania, promover a intervenção cívica e política, fortalecer a capacidade de argumentação e defesa das convicções, bem como a promoção de valores, salientando-se a importância da tolerância, do respeito pela diferença de opinião e pela vontade da maioria. 

A sessão plenária da Assembleia Municipal Infantil será transmitida via Internet, com a colaboração dos alunos da Escola Profissional Mariana Seixas, que desde a primeira hora coopera com esta iniciativa da Assembleia Municipal de Viseu.

 

Consulte aqui a informação da X Assembleia Municipal Infantil em 2015 

Consulte aqui a informação da IX Assembleia Municipal Infantil em 2014