Depois de “2017, Ano Oficial para Visitar Viseu”, de “Viseu, Cidade Europeia do Folclore 2018” e de “Viseu 2019, Destino Nacional de Gastronomia”, a cidade de Viriato elege em 2020 o cinema e a fotografia como motes e expressões de valorização cultural, marketing territorial e promoção turística.

Surge assim o plano de ação “Viseu 2020. Luz, Câmara, Ação”, que além de definir os seus fundamentos e objetivos estratégicos, apresenta uma programação anual – algumas ações de âmbito mais alargado e por isso estendidas até 2021 -, proposta pelo Município de Viseu e a VISEU MARCA, com o apoio da Entidade Regional do Turismo do Centro e a Centro de Portugal Film Commission, contando ainda com o envolvimento e participação de um alargado conjunto de entidades locais e nacionais.

São assim objetivos estratégicos do plano:

1. Posicionar Viseu como destino turístico de excelência e território patrimonial, cultural e criativo (“instagramável”);

2. Qualificar a produção e difusão de imagens e filmes sobre Viseu;

3. Atrair importantes eventos profissionais ligados ao cinema e à fotografia;

4. Contribuir para a formação de uma cultura cinematográfica e fotográfica local;

5. Lançar as bases de uma imagoteca municipal (integrado no projeto do Museu de História da Cidade), gerando dinâmicas para incorporações e a compreensão social para a importância do património e memória visuais do território;

6. Estimular a emergência de talentos, projetos e competências de criação.

Objetivos que se traduzem na definição de cinco eixos estratégicos:

1. Promoção turística de Viseu enquanto destino cultural, atração de eventos de cinema e fotografia e orientação temática da agenda cultural;

2. Mediação cultural, formação e serviço educativo para a fotografia, o vídeo e o cinema;

3. Salvaguarda e valorização do património fotográfico e cinematográfico de Viseu;

4. Fomento da criação artística de fotografia e cinema sobre Viseu;

5. Ações de qualificação do destino.

Este plano de ação – contendo para já 42 realizações, em concreto – constitui uma agenda aberta a projetos e iniciativas que decorrerão dos investimentos a realizar no âmbito do programa municipal VISEU CULTURA 2020/2021 (em fase de aprovação), assim como a ações complementares promovidas por entidades parceiras (em fase de estudo ou conversação).

» Documento síntese do plano de ação “Viseu 2020. Luz, Câmara, Ação” 2020/2021