Câmara aprova protocolos com entidades vencedoras do Orçamento Participativo 2017

Concedido um apoio de 95 mil euros a quatro projetos, três na área da Saúde e um na área Social

O Executivo Municipal aprovou esta quinta-feira a assinatura de protocolos com quatro entidades vencedoras do Orçamento Participativo 2017 – o primeiro dedicado à comunidade escolar. Em causa está um apoio de 95 mil euros a quatro projetos, três na área da Saúde e um na área Social.

O Município atribui 25 mil euros aos projetos “OLHAR+ para quem cuida”, “Pequenos Grandes Sorrisos” e “Combate Socioeducativo ao Isolamento da pessoa idosa & Contra a solidão sénior”, e 20 mil euros ao projeto “Qualidade de Vida até ao Final”.

O projeto “OLHAR+ para quem cuida”, da Escola Superior de Saúde, visa o apoio formativo e informativo aos cuidadores de pessoas cuja situação de saúde as torna dependentes.

Já a ideia “Pequenos Grandes Sorrisos”, do Centro Regional de Viseu da Universidade Católica Portuguesa, propõe uma intervenção vocacionada para a promoção da saúde oral, que visa o tratamento dentário e a formação de crianças e jovens carenciados.

Ainda na área da Saúde, o projeto “Qualidade de Vida até ao Final”, promovido pela Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu, visa a prestação de apoio a doentes em situação terminal, mas também aos seus familiares e amigos.

Na área Social, o projeto formulado em simultâneo pela Escola Superior de Educação de Viseu e a Universidade Católica Portuguesa, intitulado e “Combate Socioeducativo ao Isolamento da pessoa idosa & Contra a solidão sénior”, tem como objetivo central a promoção da inclusão social das pessoas seniores que se encontrem sozinhas no concelho de Viseu.

Este que foi o 1º Orçamento Participativo Jovem Escolar de Viseu teve 12 ideias vencedoras, entre 62 em competição, e 8313 votos. No total, o Município de Viseu financiará estes projetos com 254 mil euros.