Viseu terá fim-de-semana dedicado às memórias dos lugares e aos minerais

Museus Municipais apresentam amanhã iniciativas das Jornadas Europeias do Património e da Feira dos Minerais, Gemas e Fósseis do Museu do Quartzo

O Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, e o Vereador da Cultura e Património, Jorge Sobrado, apresentam esta quarta-feira, pelas 11 horas, no Museu do Quartzo, a agenda de iniciativas que marcam este fim-de-semana nos seis museus municipais do concelho.

Em destaque está o conjunto de propostas integradas nas comemorações das “Jornadas Europeias do Património”, que decorrem entre os 28 e 30 de setembro, subordinadas ao tema “Partilhar Memórias”, assim como a 7ª Feira dos Minerais, Gemas e Fósseis que se realiza na mesma data, no Museu do Quartzo.

Entre as iniciativas integradas nesta feira, está uma conferência de Galopim de Carvalho de apresentação da obra “O avô e os Netos falam de Geologia” (dia 28, pelas 18 horas), a observação noturna de estrelas no Monte de Santa Luzia (dia 28, pelas 21 horas) e o 1º concurso de fotografia “Charco com Vida”.

As Jornadas Europeias do Património foram lançadas em 1991, por iniciativa do Conselho da Europa e com o apoio da Comissão Europeia, procurando contribuir para a consciencialização dos cidadãos europeus para a importância do seu património cultural. Desenrolam-se anualmente, com a duração de 3 dias, em mais de 40 países europeus, agrupando milhares de iniciativas de divulgação do património cultural.