O QUE É? 

O “Viseu Cultura” é um instrumento financeiro de apoio a projetos culturais independentes. Tem como objetivo sustentar, diversificar, alargar e simplificar o acesso a estímulos para a criação, programação e revitalização cultural no concelho. A formação de públicos, a promoção da sustentabilidade e a inclusão de outras necessidades e manifestações culturais são outros objetivos visados.   

QUAIS AS LINHAS DE FINANCIAMENTO DISPONÍVEIS? 

O “Viseu Cultura” disponibiliza quatro linhas de financiamento, às quais as entidades podem apresentar candidatura. São elas: 


» PROGRAMAR. Direcionada para o apoio a eventos culturais e criativos. 

» CRIAR. Visa a promoção e apoio às criações artísticas locais, nomeadamente a sua valorização económica e distribuição.
» ANIMAR. Destina-se a apoiar projetos de animação e valorização cultural regular de equipamentos e/ou locais patrimoniais. 

» REVITALIZAR. Direcionada para projetos de rejuvenescimento e valorização do Folclore e outras manifestações culturais tradicionais de raiz popular. 

Existe ainda uma linha de financiamento destinada ao apoio à programação e funcionamento do Viriato Teatro Municipal, através de um contrato de cooperação com o Centro de Artes do Espetáculo de Viseu.

 

QUAL O ÂMBITO FINANCEIRO? 

O financiamento global, no ano de 2019, é de 1,18 milhões de euros. Cada linha de financiamento disponibiliza uma dotação financeira global distinta. 

A linha “Programar” contempla 500 mil euros; a linha “Criar” um valor de 50 mil euros; a linha “Animar”, 150 mil euros; e a linha “Revitalizar”, 100 mil euros. 

O conjunto das linhas de apoio, uma mesma entidade ou projeto, não poderá beneficiar na totalidade de um apoio financeiro superior a 100 mil euros.

QUAL O PRAZO DE CANDIDATURAS? 

Para os anos de 2019/2020, as candidaturas às linhas “Programar”, “Animar” e “Criar” do VISEU CULTURA decorrem entre os dias 23 de outubro e 25 de novembro de 2018. Já para a linha de apoio “Revitalizar”, as candidaturas serão apenas lançadas em janeiro de 2019.

COMO SE PROCESSA A APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS? 

As candidaturas devem ser apresentadas dentro do prazo estabelecido, através do preenchimento do respetivo formulário e indicação dos elementos solicitados nas normas, disponíveis em www.cm-viseu.pt/viseucultura. A candidatura deverá ser submetida através do endereço eletrónico Este endereçod e email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

COMO POSSO ESCLARECER EVENTUAIS DÚVIDAS?

 

Eventuais dúvidas decorrentes da leitura dos documentos e preenchimento do formulário podem ser esclarecidas via email, até ao dia 18 de novembro de 2018, através do envio das mesmas para Este endereçod e email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

 

DOCUMENTOS ÚTEIS

 

- Normas do VISEU CULTURA 2019

 

- Linha “Programar”

Aviso de abertura  | Formulário de candidatura

 

- Linha “Animar”

Aviso de abertura  | Formulário de candidatura

 

- Linha “Criar”

Aviso de abertura  | Formulário de candidatura


 

Resultados do VISEU CULTURA 2018