COMUNICAÇÃO DOS PROJETOS VISEU CULTURA 

Descarregue aqui as barras de assinatura correspondentes a cada uma das linhas de apoio, para inserção nos vários canais de comunicação e suportes gráficos de promoção: 

» Linha “REVITALIZAR

» Linha “CRIAR

» Linha “ANIMAR

» Linha “PROGRAMAR
 

O que é?
O “Viseu Cultura” é um instrumento financeiro de apoio a projetos culturais independentes. Tem como objetivo sustentar, diversificar, alargar e simplificar o acesso a estímulos para a criação, programação e revitalização cultural no concelho. A formação de públicos, a promoção da sustentabilidade e a inclusão de outras necessidades e manifestações culturais são outros objetivos visados.   

Quais as linhas de financiamento disponíveis?
O “Viseu Cultura” disponibiliza quatro linhas de financiamento, às quais as entidades podem apresentar candidatura. São elas:
» REVITALIZAR. Direcionada para projetos de rejuvenescimento e valorização do Folclore e outras manifestações culturais tradicionais de raíz popular.
» CRIAR. Visa a promoção e apoio às criações artísticas locais, nomeadamente a sua valorização económica e distribuição.
» ANIMAR. Destina-se a apoiar projetos de animação e valorização cultural regular de equipamentos e/ou locais patrimoniais.
» PROGRAMAR. Direcionada para o apoio a eventos culturais e criativos.
Existe ainda uma linha de financiamento destinada ao apoio à programação e funcionamento do Viriato Teatro Municipal, através de um contrato de cooperação com o Centro de Artes do Espetáculo de Viseu.

Qual o âmbito financeiro?
O financiamento global, no ano de 2018, é de 1,2 milhões de euros. Cada linha de financiamento disponibiliza uma dotação financeira global distinta.
A linha “Revitalizar” contempla 100 mil euros; a linha “Criar” um valor de 50 mil euros; a linha “Animar”, 150 mil euros; e a linha “Programar”, 500 mil euros.
O conjunto das linhas de apoio, uma mesma entidade ou projeto, não poderá beneficiar na totalidade de um apoio financeiro superior a 100 mil euros.

Qual o prazo de candidaturas?
Os procedimentos para atribuição do apoio serão abertos no último semestre do ano civil anterior àquele a que se reporta o início da sua atribuição.
Excecionalmente, os procedimentos para a atribuição de apoio em 2018 processam-se da seguinte forma: a linha “Programar” teve candidaturas abertas até ao dia 31 de dezembro de 2017. As restantes linhas – “Revitalizar”, “Criar” e “Animar” -, mantêm abertas as candidaturas até ao dia 31 de janeiro.

Como se processa a apresentação de candidaturas?
As candidaturas devem ser apresentadas dentro do prazo estabelecido, através do preenchimento do respetivo formulário e indicação dos elementos solicitados nas normas, disponíveis em www.cm-viseu.pt/viseucultura. A candidatura deverá ser submetida através do endereço eletrónico Este endereçod e email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

 

Consulte abaixo os documentos úteis.

» Normas do programa municipal de apoios “VISEU CULTURA” 

LINHA “PROGRAMAR” (apoio bienal e anual)

- Aviso de abertura
- Formulário de candidatura

 LINHA “ANIMAR” (apoio bienal e anual)

- Aviso de abertura
- Formulário de candidatura

 LINHA “REVITALIZAR” (apoio bienal e anual)

- Aviso de abertura
- Formulário de candidatura

 LINHA “CRIAR” (apoio anual)

- Aviso de abertura
- Formulário de candidatura

 

PROJETOS DE DECISÃO E DECISÕES FINAIS

» LINHA “PROGRAMAR

Projeto de Decisão, 8 de fevereiro de 2018

Projeto de Decisão preliminar aprovado pela Câmara Municipal, sob proposta da Comissão de Avaliação do concurso. Inclui pontuações e classificação hierarquizada das 21 candidaturas apresentadas, assim como a apreciação de elegibilidade. A partir de 9 de Fevereiro terá lugar a audiência dos interessados para exposição de eventuais reclamações, cujos fundamentos serão analisados e apreciados pela Comissão de Avaliação e pela Câmara Municipal. Seguir-se-á decisão final.

Decisão Final, 8 de março de 2018
Aviso - Decisão Final, 9 de março de 2018

 

» LINHA “CRIAR 

Projeto de Decisão, 8 de março de 2018

Projeto de Decisão preliminar aprovado pela Câmara Municipal, sob proposta da Comissão de Avaliação do concurso. Inclui pontuações e classificação hierarquizada das 30 candidaturas apresentadas, assim como a apreciação de elegibilidade. A partir de 12 de março terá lugar a audiência dos interessados para exposição de eventuais reclamações, cujos fundamentos serão analisados e apreciados pela Comissão de Avaliação e pela Câmara Municipal. Seguir-se-á decisão final.

Decisão Final, 5 de abril de 2018
Aviso - Decisão Final, 6 de abril de 2018

 

» LINHA “ANIMAR

Projeto de Decisão, 8 de março de 2018

Projeto de Decisão preliminar aprovado pela Câmara Municipal, sob proposta da Comissão de Avaliação do concurso. Inclui pontuações e classificação hierarquizada das 13 candidaturas apresentadas, assim como a apreciação de elegibilidade. A partir de 12 de março terá lugar a audiência dos interessados para exposição de eventuais reclamações, cujos fundamentos serão analisados e apreciados pela Comissão de Avaliação e pela Câmara Municipal. Seguir-se-á decisão final.

Novo Projeto de Decisão, 5 de abril de 2018

Novo Projeto de Decisão preliminar aprovado pela Câmara Municipal. Após audiência prévia dos interessados, e da avaliação produzida pela Comissão de Avaliação, surgiu um Novo Projeto de Decisão, em consequência da situação de elegibilidade para pontuação de projeto. A partir de 9 de abril terá lugar um novo período de audiência dos interessados para exposição de eventuais reclamações, cujos fundamentos serão analisados e apreciados pela Comissão de Avaliação e pela Câmara Municipal.

Decisão Final, 3 de maio de 2018 

Aviso – Decisão Final, 4 de maio de 2018 

 

» LINHA “REVITALIZAR

Projeto de Decisão, 3 de maio de 2018 

Projeto de Decisão preliminar aprovado pela Câmara Municipal, sob proposta da Comissão de Avaliação do concurso. Inclui pontuações e classificação hierarquizada das 50 candidaturas apresentadas, assim como a apreciação de elegibilidade. Terá agora lugar a audiência dos interessados para exposição de eventuais reclamações, cujos fundamentos serão analisados e apreciados pela Comissão de Avaliação e pela Câmara Municipal. Seguir-se-á decisão final.

Decisão Final, 1 de junho de 2018
Aviso – Decisão Final, 30 de maio de 2018