Município de Viseu contratualiza novos talhões de hortas comunitárias na Quinta da Cruz

Tem hoje lugar, dia 4 de setembro, a assinatura dos contratos de cedência de 9 talhões para cultivo nas hortas comunitárias da Quinta da Cruz, na Freguesia de Repeses e São Salvador. O Presidente da Câmara, Almeida Henriques, preside à cerimónia.

A atribuição destes nove talhões resulta do 2º concurso lançado no passado mês de julho, que colocava à disposição um total de 17 parcelas. No início do ano, e decorrente de concurso anterior, 12 tinham sido já atribuídas.

Famílias carenciadas e numerosas, residentes no concelho de Viseu, são os alvos prioritários deste projeto.  Cada parcela é atribuída por um período de dois anos e nela poderão ser cultivados todos os tipos de produtos hortícolas, para consumo próprio ou venda em mercados organizados pelo Município.

O projeto das hortas comunitárias e pedagógicas visa incentivar a prática agrícola sustentável e proporcionar aos agregados familiares mais carenciados um complemento ao seu orçamento. É também objetivo do projeto promover a educação ambiental escolar e a formação agrária de pequena escala.

A iniciativa está integrada no programa municipal “VISEU RURAL”, voltado para o fomento do desenvolvimento rural, da valorização agroalimentar do concelho e o fomento da agricultura de base familiar.