Viseu reforça cluster tecnológico com instalação de novo laboratório da ALTICE LABS

Empresa do Grupo PT/Altice será parceira da incubadora tecnológica de Viseu

O Município de Viseu celebrou hoje, quinta-feira, 13 de julho, um memorando estratégico para a fixação de um centro de atividade da ALTICE LABS no concelho, ao abrigo do programa municipal “VISEU INVESTE”.

Este novo centro, que funcionará no espaço “Vissaium XXI” - o futuro centro de inovação tecnológica de Viseu - representa a primeira descentralização de um laboratório da ALTICE LABS, cujo centro nevrálgico se encontra atualmente radicado em Aveiro.

A ALTICE LABS é uma empresa do Grupo PT/Altice que desenvolve produtos e soluções tecnológicas e de telecomunicações para todas as empresas do grupo. Com presença global em França, Israel, República Dominicana e Estados Unidos, exporta atualmente os seus serviços para 35 países, beneficiando mais de 250 milhões de pessoas em todo o mundo.

O seu desenvolvimento científico e tecnológico é fortemente alicerçado em parcerias com universidades portuguesas e europeias de referência, assim como Centros de Investigação e Desenvolvimento.

Através deste novo investimento no concelho, Viseu reforça o ‘cluster’ das Tecnologias da Informação e Comunicação e assume-se como um laboratório vivo, passando a acolher investigadores e projetos I&D (Investigação e Desenvolvimento) promovidos ou apoiados pela ALTICE LABS.

Para o Presidente da Câmara Municipal, Almeida Henriques, “esta parceria e projeto com a ALTICE LABS reconhece o valor e o trabalho de Viseu no âmbito da atração de investimentos, nomeadamente a sua dinâmica no domínio das Smart Cities e como forte ‘cluster’ tecnológico”.

Globalmente, através do programa municipal de atração de investimento e apoio às empresas “VISEU INVESTE”, o Município atraiu e fixou já 23 investimentos nos últimos 4 anos. Este é um universo que representa mais de 180 milhões de euros e a criação de 1400 empregos na região, aos quais se somarão os 300 postos de trabalho gerados pela fixação da Central de Biomassa de Viseu.