Nova Central de Biomassa é instalada em Viseu até 2019

Central de produção de energia elétrica irá gerar 300 postos de emprego

O Município de Viseu celebrou ontem, dia 12 de julho, um memorando de entendimento com a Central de Biomassa de Viseu, para a fixação do novo investimento no concelho, no âmbito do programa municipal “VISEU INVESTE”.

A nova Central de Biomassa de Viseu representa um investimento global de 52 milhões de euros e será radicada na Freguesia de Mundão, no Lugar de Chão D’Alva, ocupando uma área de 10 hectares. O equipamento entrará em funcionamento até março de 2019.

A central de produção de energia elétrica através de biomassa terá uma potência instalada de 15 MegaWatts (MW) e uma necessidade anual de resíduos florestais de 140 mil toneladas, o suficiente para alimentar mais de 40 mil habitações. O investimento permitirá criar até 300 postos de trabalho, dos quais 25 a 30 diretos. Esta funcionará 24 horas por dia, sofrendo apenas uma paragem de um mês para a necessária manutenção anual.

A infraestrutura contribuirá para a manutenção e limpeza das florestas, diminuindo o risco de incêndios florestais, assumindo ainda um papel central no desenvolvimento económico local e criação de emprego na região.