O Município de Viseu, em parceria com a Escola Superior de Educação de Viseu, organiza o 4º Congresso de Envelhecimento Ativo: Atividade Fisica e Saúde que tem lugar na Aula Magna e no Pavilhão Multiusos do Instituto Politécnico de Viseu.

A presente iniciativa encontra-se associada ao plano de formação do programa municipal de promoção de atividade física junto da população sénior do concelho de Viseu, denominado de Atividade Sénior, atualmente na sua 13ª edição e que mobiliza mais de 2400 participantes, nos seus 11 meses de duração, com cerca de 12.000 horas anuais de atividade e cerca de 100 Parceiros associados.

O 4º Congresso de Envelhecimento Ativo: Exercício Físico e Saúde tem como Parceiros Institucionais o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e a Fundação do Desporto.

Esta edição apresenta, como Parceiros Estratégicos, a Associação Portuguesa de Gestão de Desporto (APOGESD), a Rede de Escolas com Formação em Desporto do Ensino Superior Politécnico Público (REDESPP), a Rede de Universidades Séniores (RUTIS), a Associação Portuguesa de Fisiologistas do Exercício (APFE), a Associação Portuguesa de Psicomotricidade (APP), a Associação Portuguesa de Técnicos de Exercício Físico (APTEF), a União Portuguesa dos Diretores e Técnicos de Exercício Físico (UPDTEF), a Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), Associação Portuguesa para a Promoção do Envelhecimento Ativo e Saudável (APpEAS) e a Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP).

Os Parceiro Científicos do Congresso são a Escola Superior Agrária de Viseu (ESAV-IPV), a Escola Superior de Saúde de Viseu (ESSV-IPV), a Universidade Católica Portuguesa (UCP) e a Escola Superior de Saúde Jean Piaget (ESS Viseu).

Na continuidade das três anteriores edições, este Congresso tem como objetivo a reflexão e o debate acerca da problemática do Envelhecimento Ativo baseado num paradigma biopsicossocial e dos desafios presentes e futuros que se colocam às instituições públicas, a nível central e local; dos benefícios de uma abordagem interdisciplinar entre as áreas do Desporto/Atividade Física e Saúde; partilhar e difundir boas práticas, a nível nacional, de promoção de estilos de vida mais saudáveis, participativos e de maior qualidade de vida e felicidade.

Mais informações em: