MUSEUS MUNICIPAIS DE VISEU

Em Viseu existem 8 Museus Municipais que exploram o património histórico, natural, arqueológico e artístico da região. Conheça-os!
 Acompanhe a agenda completa dos museus de Viseu e outras atividades disponíveis em www.visitviseu.pt 

 

 

EM EXPOSIÇÃO

 

Exposição temporária “Viseu Rural 2.0: [Re] expressar o rural”

14 de dezembro de 2017 a 31 de agosto de 2018

Casa da Lavoura e Oficina do Linho, em Várzea de Calde

A exposição cria, na prática, uma instalação sonora e multimédia na exposição permanente do Núcleo Museológico Casa de Lavoura/Oficina do Linho, resultante de um trabalho “in loco” de registo e contacto com a comunidade local da freguesia, as suas tradições, património e identidade. O ciclo, o tear e as artesãs do linho, o último ferreiro forjador da aldeia de Paraduça, a tradição do “Toco de São Francisco”, a cozinha tradicional de Várzea,bem como a paisagem natural da Freguesia, são alguns dos temas-base das obras concebidas para a exposição permanente. Luís Costa investigador e educador sonoro é o seu autor/realizador .

Mais informações:
232 911 004 ou Este endereçod e email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

 

Exposição temporária “A Minha Casa é a Tua Casa”, da Coleção de Serralves

14 de outubro a 4 de março

Quinta da Cruz

Os artistas e as obras presentes na exposição, todas pertencentes à Coleção de Serralves, colocam o doméstico e o quotidiano no centro das suas preocupações e propõem diferentes interpretações daquilo que se entende por casa. Para alguns ela é abrigo, lugar protetor de espera, evocador de estados e sentimentos como a solidão e a melancolia; para outros é o local ideal para identificar e falar de neuroses, de repressões; para outros ainda é símbolo da condição feminina e portanto cenário e objeto das mais ferozes críticas ao papel tradicional da mulher.

Mais informações:
232 423 343 ou Este endereçod e email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

 

Exposição temporária “Terra Alma", de Elsa Rebelo

16 de setembro a 25 de março  

Museu Almeida Moreira

A exposição dedicada à cerâmica é da autoria de Elsa Rebelo, diretora artística da Fábrica Bordallo Pinheiro. Em “Terra Alma”, pode encontrar peças de cerâmica pintada, com forte inspiração na natureza e no planeta Terra. Numa descrição do processo criativo, Elsa Rebelo conta: “Cubro a terra, moldada ou rodada, com outros materiais minerais e pigmentos concentrados que existem debaixo dos nossos pés, dando forma, cor e voz às entranhas da terra”.

Mais informações: 
232 427 471 ou Este endereçod e email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.