PARTILHAMOS EM… MARÇO

Setor Adulto 

Walt Whitman – bicentenário do nascimento do escritor de “Folhas de Erva”

Walt Whitman nasceu em Huntington, no estado de Nova Iorque, a 31 de maio de 1819 e faleceu em New Jersey em 1892. Foi poeta, ensaísta e jornalista. Considerado o pai do verso livre influenciou todo o lirismo moderno com a técnica inovadora dos seus poemas. Em 1855 publicou a primeira edição de Leaves of Grass, única coletânea de poemas de versos livres, longos e brancos, imitando o ritmo da fala, obra que, ao longo da vida, se dedicou a rever

 

 

 

e completar em oito edições sucessivas. Em Leaves of Grass, Walt Whitman elevou a condição do homem moderno, celebrando uma visão do universo e da vida em termos pouco convencionais. A modernidade anunciada na sua obra influenciou Fernando Pessoa, nomeadamente no seu heterónimo Álvaro de Campos.

Em Saudação a Walt Whitman Fernando Pessoa escreveu:

“De aqui de Portugal, todas as épocas do meu cérebro,

Saúdo-te Walt, saúdo-te meu irmão em Universo.

(…)

Tu sabes que eu sou Tu e estás contente com isso.”

 

Assinalando-se este ano o bicentenário do nascimento de Walt Whitman, a Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva recorda esta personalidade singular no panorama da literatura mundial. 

 

Setor infantil e juvenil 

Sophia de Mello Breyner Andresen – uma companhia permanente
Biobibliografia e perfil poético

Revelando uma grande fidelidade para com o mundo que nos rodeia, a poesia de Sophia de Mello Breyner serve de agente de transfiguração da realidade, fazendo surgir um mundo harmonioso.

A observação da realidade exterior faz despertar na poetisa a crença na verdade e na natureza, alimentando a esperança baseada em valores como a justiça, a igualdade e a verdade.

O mundo literário de Sophia joga com os quatro elementos primordiais:

Ar – vento, brisa, sopro, luar…

Fogo – sol, luz, lume…

Terra – natureza, fauna, flora….

Água – mar, espuma, praia, conchas, búzios, polvos, areia, fonte….

No ano do centenário do nascimento de Sophia, a Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva continua a celebrar a vida e obra da escritora. 

As ondas quebravam uma a uma

Eu estava só com a areia e com a espuma

Do mar que cantava só para mim
 

Sophia de Mello Breyner  

 

Setor Multimédia: cinema 

Ivan Reitman (1946 - )

 

 

Cineasta, roteirista, produtor e ator eslovaco, criado no Canadá e proprietário da The Montecito Picture Company. Dirigiu filmes de grande sucesso como

 

Meatball (1979), Ghostbusters (1984), Twins (1988), Kindergarten Cop (1990). Reitam produziu também filmes como Beethoven (1992), Space Jam (1996) e Up in the Air (2009), este último indicado para o Óscar de Melhor Filme.

 

 

 

  

Setor Multimédia: musica  

Elmer Bernstein (1922 - 2004)

 

Compositor norte-americano de bandas sonoras. Trabalhou com cineastas como David Miller, John Sturges, George Roy Hill, Robert Mulligan, Martin Scorsese, Ivan Reitman, Bill Burke, Jim Sheridan e John Landis.

A banda sonora do filme Ghostbusters (1984) é uma das mais conhecidas da história dos filmes de ação