Bolsas de Estudo a alunos do ensino superior de Famílias Numerosas e Carenciadas 2015

O Município de Viseu vai atribuir 20 bolsas de estudo a estudantes do Ensino Superior de famílias numerosas e carenciadas, residentes no concelho, ainda este ano letivo.

Oito das 20 bolsas são destinadas a estudantes de famílias em situação de carência financeira, não contemplando a dimensão do agregado familiar. As restantes 12 serão atribuídas a alunos provenientes de famílias numerosas (com 3 ou mais filhos), sendo privilegiados os casos de menores rendimentos.

Cada bolsa corresponde a um apoio de 900 euros por ano e a sua atribuição, além do comprovativo da situação familiar e económica, está sujeita ao aproveitamento escolar (80% dos créditos anuais). O benefício desta bolsa poderá ser acumulado com outros apoios disponíveis a estudantes do Ensino Superior.

A medida integra o “1º Pacote de Medidas Municipais Pró-Natalidade e de Apoio às Famílias Numerosas” de Viseu, apresentado em Fevereiro passado.

Para o Presidente da Câmara Municipal, Almeida Henriques, «o apoio às famílias e o estimulo à natalidade reclamam medidas reais, medidas de carne e osso. Apoios como este podem fazer a diferença, podem influenciar a decisão das famílias apostarem na formação superior dos seus filhos. O Município de Viseu tem um compromisso ativo no apoio às famílias numerosas e carenciadas do concelho. Este é mais um estímulo ao rendimento disponível dos munícipes necessitadas ou com maiores encargos educativos, mas é também um incentivo para o progresso dos nossos jovens no Ensino Superior».

Lista definitiva

Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo a Alunos do Ensino Superior do Município de Viseu de Famílias Numerosas e Carenciadas (DR de 27/10/2015)