PARTILHAMOS EM …. JULHO

Setor Adulto

Leituras de verão

A Biblioteca Municipal convida os seus leitores a viajar pelo mundo dos livros partindo à descoberta de novas emoções, lugares, cheiros e sensações.

O setor adulto apresenta uma seleção de novos livros para as férias de verão.        

                               “Ler é sonhar pelas mãos de outrem”


Fernando Pessoa

                                                                                  

 

  

Setor infantil e juvenil

26 de julho – Dia dos Avós

O Dia Mundial dos Avós é celebrado a 26 de julho em homenagem a Santa Ana e São João, avós de Jesus Cristo, considerados pela Igreja Católica padroeiros de todos os avós.

O setor infantojuvenil apresenta alguns livros para ler com os avós, com destaque para Histórias para os avós lerem aos netos de Isabel Stillwell, com ilustrações de Marta Torrão. 

“É cada vez menor o tempo que os pais dispõem para dedicar aos filhos, com horários prolongados, tempos infinitos perdidos em transportes, o esforço do dia-a-dia. Quando as famílias nucleares se dissolvem, agrava-se o problema. Muitas vezes, uma creche e um jardim-de-infância abertos das sete e meia da manhã quase até ao anoitecer tornam-se a solução possível para colmatar ausências, promovendo simultaneamente a socialização e o desenvolvimento dos mais novos.

Os avós continuam a ser os guardiões das histórias da família, os elos entre o passado e o presente, criando nos mais novos um sentido de comunhão, pertença, continuidade. Não competem, nem devem competir com os pais ou com o jardim-de-infância, pois cada qual tem o seu papel.”

                                                        Luísa Ducla Soares
 

Setor Multimédia: música

Juan Serrano (1935 - )

Guitarrista flamenco espanhol e professor de guitarra acústica nos estados Unidos da América, filho do guitarrista António del Lunar. Em 1961 foi convidado para tocar no programa de televisão ED Sullivan Show e gravou o seu primeiro álbum “Olé, la mano!” em 1962.

Ao longo da sua carreira foi galardoado com vários prémios, entre os quais a Medalla de Oro da Academia Espanhola de Artes.

 

 

 

Setor Multimédia: cinema

Woody Allen (1935 - )

Cineasta, roteirista, escritor, ator e músico norte-americano. Iniciou a carreira na televisão em 1950 como guionista de comédia. Em 1960 começou a atuar como comediante de Stand-Up, utilizando monólogos em vez e piadas tradicionais, tendo sido, em 2004, classificado pela Comedy Central em 4º lugar na lista dos 100 melhores comediantes de Stand-Up.

A sua carreira no cinema conta com mais de 40 filmes, dos quais se destacam Annie Hall (1977), Manhattan (1979), A Rosa Púrpura do Cairo (1985), Hannah e Suas Irmãs (1986), Balas sobre a Broadway (1994), Match Point (2005), Meia-Noite em Paris (2011), Blue Jasmine (2013).