PARTILHAMOS EM...JANEIRO

Setor Adulto

Eça de Queiroz – 130 anos de “Os MAIAS” 

Assinala-se este ano os 130 anos de uma das maiores obras literárias da língua portuguesa – “Os Maias”, do reconhecido escritor português Eça de Queiroz.
José Maria Eça de Queiroz, escritor, jornalista e diplomata, nasceu na Póvoa do Varzim a 25 de novembro de 1845. Em 1861 ingressou na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra onde se cruzou com muitos jovens intelectuais que se reuniam para trocar ideias, livros e propostas para renovar a vida politica e cultural portuguesa.
Eça conheceu aí os futuros escritores e poetas Teófilo Braga, Ramalho Ortigão, Guerra Junqueiro e travou amizade com Antero de Quental, um jovem carismático que o incentivou a seguir e a difundir as então recentes correntes ideológicas e literárias europeias: o Positivismo, o Socialismo e o Realismo-Naturalismo.
Da vasta obra publicada destacamos O Crime do Padre Amaro, O Primo Basílio, Uma Campanha Alegre e a sua última obra A Ilustre Casa de Ramires.
Notabilizou-se pela originalidade e riqueza de estilo e linguagem, pelo humor cáustico, pelo realismo descritivo e pela crítica social recorrentes nos seus romances.
Faleceu em França em 1900, aos 55 anos.

 

Setor infantil e juvenil

Ana Pessoa – Vencedora do Prémio de Literatura infantil Maria Rosa Colaço


Ana Pessoa nasceu em Lisboa em 1982 e começou a escrever histórias aos 10 anos. Estudou Línguas e Literaturas Modernas na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Saiu de Portugal com 22 anos e atualmente vive em Bruxelas, onde trabalha como tradutora.
Tem contos publicados em várias coletâneas e textos premiados em Portugal, Espanha e Itália.
O seu primeiro livro, O Caderno vermelho da rapariga karateca, venceu o Prémio Branquinho da Fonseca 2011, na modalidade Juvenil.
Aqui é um bom lugar valeu-lhe o Prémio Literário Maria Rosa Colaço 2018.

 

 

Setor Multimédia: musica

David Louis Newman (1954 - )


Compositor norte-americano, filho do compositor Alfred Newman e irmão do compositor Thomas Newman. A sua carreira destaca-se pela composição de bandas sonoras para comédias e filmes de animação, algumas delas galardoadas com o Óscar de melhor Música Original.

 

 

 

 


Setor Multimédia: cinema
 

Danni DeVito (1944 - )

 

Norte-americano descendente de italianos, ator, humorista, cineasta, produtor, roteirista e dobrador de voz.
Licenciado pela Academia de Artes Dramáticas, a sua carreira conta com vários prémios atribuídos a filmes e séries que realizou, tais como St. Sebastian, Nest of Vipers, Skin Deep, On Those Lips, The Ratings Game, Likely Stories, Taxi, The Sound Sleeper, Evil Eye, entre outros.