Município investe mais de 8 milhões em energia elétrica em 2019

O Executivo Municipal aprovou a adjudicação do contrato de aquisição de energia elétrica para o ano de 2019. A proposta de mais baixo preço foi apresentada pela empresa Galp Power, S.A., num valor superior a 8,5 milhões de euros (IVA incluído).
No caso do Município, prevê-se que nas suas instalações sejam investidos cerca de 5 milhões de euros, 3 milhões dos quais em iluminação pública e o restante em fornecimento de energia.
De igual modo estima-se que para as instalações elétricas do SMAS de Viseu, o montante de investimento ascenda a cerca de 3,5 milhões de euros.
“Estamos a mudar o paradigma da energia no concelho”, salienta o Presidente da Câmara Municipal, Almeida Henriques.
Refira-se que a estimativa de encargos foi incrementada em 22%, face a 2018, devido à expetativa de aumento de custos da energia elétrica, consequência da redução da produção de energia e dos mercados liberalizados.
A este propósito, importa referir que o Município tem em curso a 2.ª fase de substituição de luminárias, na Circunvalação, que prevê a substituição de 506 luminárias LED até final deste ano. Estas vêm juntar-se às cerca de 1.200 anteriormente substituídas pela autarquia.
Até ao final deste ano, a EDP tem também prevista a substituição de 2.469 unidades em 13 freguesias de Viseu.
“Já atingimos quase 6.000 luminárias substituídas pelo sistema LED, o que representa uma poupança superior a 200 mil euros/ano”, conclui o autarca.