Município de Viseu e VODAFONE Portugal celebraram acordo para melhoria da rede de comunicações em freguesias sem cobertura

Acordo é um “passo inovador para a coesão local e a atratividade de zonas de baixa densidade”

O Município de Viseu e a VODAFONE Portugal celebraram um acordo para a instalação de equipamentos e soluções tecnológicas de acesso à rede móvel de telecomunicações e à Internet em zonas do concelho atualmente não cobertas por sinal.

O ato público contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, e do Diretor de Rede e Tecnologia da VODAFONE Portugal, José Rivera.

O acordo visa o avanço no imediato de um projeto-piloto na Freguesia de São Pedro de France, podendo ser alargado futuramente a outras zonas.

O desenvolvimento da solução baseia-se numa tecnologia de acesso remoto à rede de comunicações, com recurso a equipamentos designados por Smallcells e Femtocells.

A instalação de equipamentos não representa quaisquer custos para o Município, que em contrapartida assegura o acompanhamento do projeto e a isenção de taxas municipais.

Nas palavras do Presidente da Câmara, “este projeto assume um elevado interesse público. Este acordo é um passo positivo e inovador para resolver um problema persistente de insuficiência do sinal de telemóvel e Internet em zonas de baixa densidade do concelho. Ajudará à coesão local e à atratividade económica e social destas zonas”.