Município investe 260 mil na requalificação do Campo de Futebol da Quinta da Cruz

Marchas Populares elegem por tema “Ano Oficial para Visitar Viseu”. Prémios de participação deverão ascender a 51 mil euros

A Câmara Municipal de Viseu aprovou esta quinta-feira, 9 de Fevereiro, a obra de requalificação do Campo de Futebol da Quinta da Cruz, equipamento utilizado predominantemente pelo Lusitano de Vildemoinhos.

O investimento deverá ascender a 260 mil euros e segue agora para concurso público. O projeto inclui a execução de um túnel de acesso ao campo, a vedação e a colocação de piso sintético. A obra deverá ser executada integralmente em 2017.

“Vamos dar uma nova vida a este equipamento desportivo e melhores condições de prática desportiva a um clube centenário de Viseu, com um papel estratégico e relevante na formação de camadas jovens”, sublinhou o Presidente da Câmara, Almeida Henriques.

Na sua reunião, a Câmara de Viseu aprovou ainda a organização das Marchas dos Santos Populares para 2017. O Município irá abrir inscrições nas categorias de marchas infantis, juvenis e seniores. Os prémios de participação deverão ascender a 51 mil euros.

Em competição estarão também atribuições para “Melhores Adereços”, “Melhor Coreografia”, “Melhor Letra”, “Melhor Música” e “Melhor Traje”.

Ao mesmo tempo, o Município aprovou a realização de um concurso para a “Marcha Viseu 2017”, que elege por tema o “Ano Oficial para Visitar Viseu”. O concurso, aberto a criadores de todo o país, elegerá a composição que reúna os melhores atributos de qualidade literários e musicais, e será de interpretação obrigatória no desfile. A composição vencedora receberá um prémio de 1500 euros.

No âmbito da programação do “Ano Oficial para Visitar Viseu”, o Presidente da Câmara informou que a iniciativa de formação de “Anfitriões de Viseu” conta já com 100 inscritos. Ou seja, metade do objetivo definido, quando decorreram apenas 5 dias do lançamento do convite.

A iniciativa visa qualificar os conhecimentos e a preparação de cidadãos comprometidos com o desenvolvimento turístico da cidade e, especialmente, profissionais do canal HORECA (Hotelaria, Restauração e Cafetaria), de turismo e de museus.

As primeiras ações de formação, gratuitas, têm lugar este sábado, 11 de Fevereiro, e segunda-feira, 13 de Fevereiro. Serão temas o contexto geográfico de Viseu, os principais monumentos e figuras históricas da cidade, a gastronomia e os sabores da região, as lendas e as curiosidades.

Na reunião hoje realizada, o Presidente da Câmara informou ainda do avanço da realização do Orçamento Participativo Jovem Escolar de Viseu. Com uma dotação de 250 mil euros, a iniciativa conta com 62 projetos concorrentes. A publicação da lista aconteceu no passado dia 31 de Janeiro.

Todas as escolas secundárias, profissionais e de Ensino Superior do concelho registam projetos por si elaborados, em resultado das 78 propostas submetidas.

A 14 de Março iniciar-se-á a votação, de carácter universal, com recurso a voto eletrónico, por SMS e presencial.

Das 78 ideias inicialmente apresentadas apenas 11 foram consideradas “não elegíveis”. Outras cinco foram objeto de fusão com propostas de âmbito semelhante ou complementar. A taxa de viabilidade é, assim, de 86%.

O lançamento desta nova fase do Orçamento Participativo Jovem Escolar acontece numa altura em que 5 dos 7 projetos do anterior Orçamento Participativo de Viseu estão concluídos e os restantes dois em fase de execução. Este grau de execução credibiliza o Orçamento Participativo e estimula a confiança dos cidadãos.