Câmara de Viseu aprova projeto para execução de novo Quartel dos Bombeiros Municipais

Executivo aprovou hoje atribuição de Medalhas de Mérito Municipal ao grupo “Os Ribeirinhos” e à Casa do Distrito de Viseu no Rio de Janeiro

A Câmara Municipal de Viseu aprovou hoje, 14 de julho, o projeto base para a construção do novo Quartel dos Bombeiros Municipais de Viseu, a instalar futuramente no Aeródromo Municipal Gonçalves Lobato, na freguesia de Lordosa.

A obra representa um investimento que ascende os 750 mil euros e será candidatada a fundos comunitários, nomeadamente ao Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), até ao final do mês de julho.

A aprovação deste projeto é um passo em frente no plano delineado para a requalificação do Aeródromo, que visa concentrar as diversas instituições e meios de Proteção Civil de Viseu neste local, garantindo a correta operacionalidade e otimização de recursos, numa zona estratégica e privilegiada ao nível de acessibilidades.

A instalação do novo Quartel na infraestrutura municipal implicará a transferência da maioria dos efetivos e serviços dos Bombeiros Municipais, sem prejuízo do núcleo urbano de Viseu que será salvaguardado pela presença de um piquete que garantirá a ação rápida e eficaz em áreas fundamentais como o socorro ou os incêndios urbanos.

Para o Presidente da Câmara Municipal, Almeida Henriques, “no final deste plano, esperamos ver concentrados todos os meios de Proteção Civil no Aeródromo, garantindo uma otimização de recursos mas também uma coordenação eficaz de todos estes meios”.

Simultaneamente, a aprovação deste projeto assume-se decisiva na estratégia de gestão de recursos logísticos definida no Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Viseu, cujo período de consulta pública foi também hoje aprovado e será sujeito à apreciação da comunidade durante 30 dias, após ser publicado no portal web do Município. O plano define os termos e procedimentos de cada uma das instituições de proteção civil em situações de emergência.

A Câmara aprovou ainda a atribuição de Medalhas Municipais de Mérito ao grupo desportivo viseense “Os Ribeirinhos” e à Casa do Distrito de Viseu no Rio de Janeiro, reconhecendo desta forma o trabalho notório de ambas as instituições nas áreas do desporto e cultura, respetivamente, no ano em que estas celebram 50 anos de existência. Ambas as condecorações serão entregues na habitual celebração do Dia do Município, a 21 de setembro.

A associação “Os Ribeirinhos” distingue-se pelo seu percurso notório e contributo na promoção do desporto, não só a nível da formação de atletas viseenses, mas também na consolidação de modalidades como o atletismo e o running em Viseu.

“Este grupo desportivo constitui uma referência histórica indelével na promoção do atletismo em Viseu. Toda essa história e património constituem motivo de afeto e orgulho que todos nós testemunhamos e defendemos”, salienta o Presidente da Câmara.

Já a Casa do Distrito de Viseu, no Rio de Janeiro, uma das dez cidades geminadas com Viseu, destaca-se pelo seu papel enquanto embaixadora da cidade-região, procurando preservar e divulgar as tradições e valores da região, nomeadamente através do seu Rancho Folclórico, que, desde 1989, é membro efetivo da Federação do Folclore de Portugal.

“A presença beirã e viseense no Rio de Janeiro faz parte de nós e é uma jangada para a nossa presença e voz no mundo. Uma jangada cultural, linguística, empresarial e económica”, sublinha Almeida Henriques.

Entre as deliberações realizadas, foi também aprovada a celebração do contrato de patrocínio desportivo entre a Podium Events SA. e o Município de Viseu. À semelhança do sucedido no ano de 2014, o contrato de patrocínio abrange os anos de 2016 e 2017 e representa um investimento de 325 mil euros, definindo as condições e termos do Município como patrocinador oficial da Volta a Portugal em Bicicleta, que receberá este ano o dia de descanso da prova e, em 2017, será palco da prova final.