Concurso de ideias para a revitalização do Mercado 2 de Maio vai avançar

A Câmara Municipal de Viseu aprovou hoje o lançamento do concurso público de ideias para a revitalização do Mercado 2 de Maio, com a assessoria da Ordem dos Arquitetos – Secção Regional do Norte, que integrará também o júri.

A decisão da Câmara resulta de uma concertação estreita com a Ordem dos Arquitetos relativamente aos termos e peças do concurso e de uma colaboração positiva com o arquiteto Siza Vieira, autor do projeto de requalificação executado na praça.

Para o Presidente da Câmara Municipal, Almeida Henriques, “os meses em que tivemos de investir na preparação deste concurso dão-nos uma garantia mais forte da qualidade do processo e dos seus resultados. O concurso será publicado imediatamente.”

O Presidente da Câmara informou também que foi aprovado um contrato-programa com a Sociedade de Reabilitação Urbana Viseu Novo para o lançamento, gestão, fiscalização e acompanhamento da obra de construção e exploração do primeiro hostel de Viseu, num edificado histórico da rua do Comércio.

Almeida Henriques deu também conta de que a Câmara Municipal continua a aprovar “em bom ritmo” apoios municipais à recuperação de fachadas no centro histórico. “Esta quinta-feira foram aprovados mais dois pedidos de apoio: um para um edifício da praça D. Duarte; outro na rua Cónego Martins”.