APRESENTAÇÃO

 

Valorizar o Centro Urbano

 

No âmbito do programa – Parcerias para a Regeneração Urbana – Recentrar, Revitalizando, o Centro Urbano de Viseu –, o Município de Viseu convidou a Universidade Católica para integrar o conjunto de Instituições que prosseguem o objectivo consubstanciado na epígrafe.
A Universidade Católica aceitou o desafio de disponibilizar um manual, muito pragmático, que constituirá um auxiliar precioso para quem promove os inúmeros trabalhos de reabilitação de edifícios.
Um mercado com extraordinário potencial para crescer, enquanto alternativa credível à construção de novo, a reabilitação urbana representa uma oportunidade e será uma actividade com um futuro promissor; pelo que a informação/formação veiculada através deste guia é auxiliar indispensável a quem pretende aproveitar em vez de, pura e simplesmente, demolir ou deitar fora.
Confiantes na boa utilização desta ajuda, distinguimos a Universidade Católica, especialmente ao todo da Equipa de Trabalho pelo produto da sua investigação e compilação de dados, que se revelarão de grande alcance na melhoria do património edificado do Centro Urbano, mormente na Área de Regeneração e Desenvolvimento Urbano.

 

Reconhecidamente

 

Fernando de Carvalho Ruas
(Presidente da Câmara Municipal de Viseu)